Comissão do PDUI se reúne na Prefeitura de Jundiaí

Proempi estava representada pelo presidente, Walter da Costa e Silva Filho

Proempi estava representada pelo presidente, Walter da Costa e Silva Filho

A primeira reunião da comissão técnica após a Oficina Regional do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Aglomeração Urbana de Jundiaí (PDUI-AUJ) foi realizada na quarta-feira (11), na Prefeitura de Jundiaí.

O encontro contou com a presença de representantes das Prefeituras de Cabreúva, Jarinu e Campo Limpo Paulista, além de entidades da sociedade civil, como CIESP Jundiaí, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região), ADEJ (Agência de Desenvolvimento de Jundiaí e Região), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e IAB-AUJ (Instituto de Arquitetos do Brasil). Bráulio Bracero, coordenador do PDUI, apresentou os pontos considerados mais importantes para cada eixo de discussão: Meio Ambiente e Saneamento Básico, Transporte e Sistema Viário Regionais, Desenvolvimento Urbano e Econômico e Atendimento Social.

De acordo ele, o diagnóstico irá elencar os desafios, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento da AUJ, pela Comissão Técnica. A plataforma digital do PDUI será aberta a mais contribuições dos poderes públicos e da sociedade. “Este documento será o principal apoio nessa fase de elaboração de novas propostas”, reforça. “Todos os municípios agora têm representatividade e voto na comissão”, destaca, atendendo ao pleito dos outros municípios que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

O gestor da Unidade de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, lembra que o PDUI é um instrumento de planejamento previsto pelo Estatuto da Metrópole. “O que significa dizer que deve orientar o desenvolvimento urbano e regional, por meio de compartilhamento de responsabilidades, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum”, conclui.

Preocupado com os prazos, Sílvio Drezza, representante do CIESP Jundiaí, questionou sobre a entrega do PDUI, em janeiro de 2018. Bráulio reforçou a intenção e o compromisso de atender o prazo e as demandas da região. “Na última reunião, anunciamos que nossa intenção é fazer no prazo sem comprometer a qualidade do documento e sem atropelar etapas”, reforça.

Walter da Costa e Silva Filho, presidente da Proempi, solicitou que os documentos possam ser disponibilizados antes das reuniões para que todos tenham tempo de avaliar os documentos. “Desta forma, teremos tempo de contribuir com sugestões sobre o tema”, defende.

Para acessar o Planejamento Regional da Aglomeração Urbana de Jundiaí, clique em https://www.pdui.sp.gov.br/jundiai/

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação Proempi