NOVIDADES DO SETOR IMOBILIÁRIO


Atualize-se sobre as novidades do mercado imobiliário e da construção civil.



Palestra Minha Primeira Escritura esclarece as exigências documentais para a venda de um imóvel

 
Palestra Minha Primeira Escritura esclarece as exigências documentais para a venda de um imóvel Palestra Minha Primeira Escritura esclarece as exigências documentais para a venda de um imóvel

A PROEMPI e o SECOVI SP promoveram na quarta-feira, dia 22 de junho, mais um webinar com tema voltado para o mercado imobiliário. Neste encontro, participaram o presidente da PROEMPI, Paulo Oliva e a palestrante Marfisa Cacau, Tabeliã no 2º Tabelião de Notas de Jundiaí-SP (Castelo das Águas). O evento foi coordenado por Thiago Priosti Coelho, Vice-presidente de Comercialização Imobiliária e Inteligência de Mercado Imobiliário da PROEMPI e está disponível neste link do Youtube.


O encontro reuniu quase 90 pessoas entre corretores de imóveis, representantes de incorporadoras e loteadoras, associados ao Secovi-SP em Jundiaí e região, associados da PROEMPI, e demais profissionais da área. O presidente da PROEMPI saudou a todos, agradecendo a presença e reforçando a importância da parceria com o SECOVI SP na promoção de eventos para levar informação atualizada para as pessoas e aproveitou para convidar aqueles que ainda não são associados à PROEMPI, que venham conhecer a entidade.


"Façam parte de uma entidade que reúne empresas e profissionais unidos em prol do desenvolvimento do setor imobiliário de Jundiaí e região", convidou, destacando a importância de eventos como este. "Promovemos um ambiente proativo em nossos eventos para o networking e a geração de negócios. Este evento é um exemplo disso. Hoje, vamos falar sobre como lidar com as etapas burocráticas para registrar e legalizar uma transação imobiliária, mas este é um assunto para a nossa palestrante. Que seja uma manhã proveitosa para todos", comentou Paulo.


"Só a Educação Liberta", foi com a frase de Epicteto que a tabeliã, Marfisa Cacau, começou a sua palestra. "Acredito que você não confiaria num corretor de imóveis que não traz segurança quando está falando e isso vale para qualquer profissão. A educação é o caminho para levar liberdade para as transações imobiliárias, a partir do momento em que você tem conhecimento, vai demandar menos os gestores, acelerando o fluxo das informações e das transações", comentou, destacando outra frase com a qual gosta de começar as palestras 'quem não vive para servir, não serve para viver'. "Essa frase é essência de entidades como a PROEMPI, o SECOVI e o CRECI que vivem para servir o mercado imobiliário, assim como os cartórios", destacou.


De acordo Marfisa, toda transação imobiliária é como se fosse uma oração gramatical, que tem sujeito, verbo, complemento verbal e acessório. "O sujeito é o vendedor, comprador ou permutante. O verbo usado é o comprar, vender, permutar; o complemento é o imóvel, seja urbano ou rural e o acessório é uma surpresa", comentou.


Marfisa levantou alguns dados sobre o sujeito da transação imobiliária, a partir do formulário do site do 2º Tabelião de Notas Jundiaí, no período de quatro meses, e constatou que a grande maioria dos vendedores são casados (58.5¨%) e divorciados (16.5%) e, entre os compradores, a maioria está entre os casados (59.7%) e solteiros (16.5%). "O que isso significa? Quando vocês forem fazer anúncio na internet, façam para este público. É muito importante avaliar a documentação tanto do vendedor e do comprador para acelerar as transações imobiliárias", explicou.


No momento das dúvidas, a tabeliã esclareceu as responsabilidades do vendedor. "As principais questões que o vendedor precisa estar atento é com relação às suas próprias documentações. Ele precisa ver se a documentação está apta, documentos de identidade, atualizados, documentação do imóvel se está no nome da pessoa", explicou. 


Se você não conseguiu assistir, acesse o link do Youtube e acompanhe a palestra, ou então aproveito para rever o evento: youtube.com


Clique aqui e baixe a apresentação de Marfisa Cacau.

Categories
#Notícias
Seja um associado PROEMPI

Seja um associado PROEMPI e faça parte da maior rede de empresas e profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região.