Proempi é uma das entidades que participa do Jundiaí Empreendedora

Com apoio de entidades, Prefeitura de Jundiaí lança Portal da Empregabilidade

Novo portal chega num momento crítico da economia e se soma às ações que estão sendo desenvolvidas no Programa Jundiaí Empreendedora

Novo portal chega num momento crítico da economia e se soma às ações que estão sendo desenvolvidas no Programa Jundiaí Empreendedora

A Prefeitura de Jundiaí lança mais uma ferramenta para facilitar a vida de empresas e trabalhadores na cidade. O novo Portal da Empregabilidade, desenvolvido pela Unidade de Governo e Finanças (UGGF) em parceria com um grupo de agências de emprego da cidade, pretende aproximar empresas, empreendedores e candidatos a uma vaga de emprego, além de oferecer cursos e capacitações relacionadas ao mercado de trabalho. Interessados já podem cadastrar currículos e consultar vagas disponíveis.

O novo portal chega num momento crítico da economia e se soma às ações que estão sendo desenvolvidas no Programa Jundiaí Empreendedora, lançado no dia 25 abril, e que inclui também uma parceria entre a Prefeitura e outras 26 organizações empresariais e sindicais da cidade, com o objetivo de evitar o fechamento de empresas, manter os empregos e apoiar os empreendedores na superação dessa crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o vice-presidente de Administração e Comercialização Imobiliária, Carlos Quadratti, a PROEMPI é uma das entidades que está, desde o início, participando ativamente, ao lado de outras entidades para colaborar com a ativação da economia de Jundiaí. “Estamos atuando junto aos órgãos públicos visando contribuir em prol da ativação dos segmentos dos nossos associados, agindo em sinergia com as demais entidades. É uma imensa satisfação poder contribuir desta forma”, destacou. 

O gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, destaca que o Portal da Empregabilidade tem como foco orientar e organizar a disponibilização de vagas de emprego e treinamentos voltados para a capacitação profissional dos trabalhadores do município e daqueles que estão em busca do primeiro emprego ou de uma oportunidade de trabalho. “Tornar a economia da cidade mais competitiva e criar facilidades para a atração de empresas e empregos são compromissos do plano estratégico de governo. Estamos trabalhando neste projeto, junto com a CiJun, desde o final do ano passado e agora, mais do que nunca, ele se transformou numa ferramenta de extrema necessidade para em presas e trabalhadores”, destaca o gestor.

Também estarão disponíveis no Portal da Empregabilidade notícias específicas sobre empregabilidade e dicas que vão desde a preparação do currículo até como se portar durante a entrevista de emprego, além de links úteis com informações atualizadas para quem busca uma vaga.

O gestor do portal será Brasílio Antonio, atual coordenador do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí. Segundo ele, o que mais aflige as famílias é o desemprego. “O mercado econômico e de trabalho é competitivo e são necessárias ações tanto de que detém o meio produtivo com novas tecnologias como do trabalhador, que precisa estar preparado para as novas exigências de desempenho das ocupações”, afirma.

Vânia Mazzoni, representante das agências de emprego, opina que o portal de empregabilidade favorecerá o desenvolvimento da cidade e região. “Propiciará fácil acesso as demandas de emprego, permitindo acesso à população. Acredito que será um grande impulsionador, aproximando pessoas dos seus objetivos. Toda possibilidade de progresso e desenvolvimento é bem vinda. Acolhemos e incentivamos: é nisto que acreditamos”, disse.

O gestor da UGGF reforça que vida e emprego são dimensões absolutamente complementares. “Estamos avaliando diariamente o cenário epidemiológico da cidade, para reforçar as medidas de prevenção e controle do contágio, mas, ao mesmo tempo, estamos implementando iniciativas importantes para apoiar os empreendedores e trabalhadores da cidade para oferecer caminhos para a manutenção do emprego e da renda. Dessa forma, estamos nos preparando para sair dessa crise mais rápido e mais fortes”, afirma Parimoschi.